+55 21 967 495 222
+55 21 967 495 222

História das Pedras Portuguesas do Calçadão de Copacabana

O calçadão de Copacabana é um ponto turístico que fica na memória de quem vem ao Rio de Janeiro. É como uma marca registrada, pois trabalha de forma absolutamente harmônica com a praia e a cidade. Apesar de parecer única, esse tipo de “calçada” existe em outras localidades. O estilo veio de Portugal, nosso país colonizador.

 

A chamada calçada, ou mosaico português, é utilizada em vários países lusófonos (que falam a língua portuguesa). No Brasil é chamada de “pedra portuguesa“. Normalmente é utilizada para pavimentar passeios.

Abaixo vemos alguns exemplos da utilização da pedra portuguesa em Portugal:

Esse tipo de calçada é feita a partir de pedras irregulares, calcário branco e negro. O calcetamento dessas em forma de mosaico, fazem os mais diversos tipos de decoração. O preto e branco é o mais comumente utilizado, mas há a utilização de outras cores também.

Uma ótima forma de conhecer o famoso calçadão é fazendo o passeio de bicicleta da S2RIO. Mais informações aqui.

Utilizada também no Largo de São Sebastião e na antiga Avenida Central do Rio, o Mosaico no calçadão de Copacabana em pedra portuguesa foi feito no tipo/desenho mar largo. São longas ondas pretas e brancas que vão subindo e descendo paralelamente. Bem a cara do Rio, onde o clima aconchegante e os contrastes são características incontestáveis da cidade.

Para saber como ir do aeroporto do Galeão até Copacabana, clique aqui. Caso esteja vindo do aeroporto Santos Dumont até Copacabana, veja esse link aqui.