Arco do Teles no Rio de Janeiro

Hoje eu vou te falar sobre o arco do Teles
o arco do Teles fica na histórica Praça 15 tendo saída para Rua do Ouvidor. a praça 15 fica no centro da cidade do Rio de Janeiro bem ao lado da Avenida Primeiro de Março, uma das principais da região. por ali além de grandes arranha-céus que abrigam em números de escritórios de advocacia, em Engenharia etc, Ah também muitos museus e prédios e lugares históricos. o arco do Teles é Ah com certeza um ambiente que se destaca. localizado no lado oposto ao Paço Imperial, bem em frente à estátua central da Praça 15 de General Osório, fica o arco do Teles. A entrada é um arco de pedra que dá acesso a pequena rua. O arco do Teles é um Marco arquitetônico da cidade . É o que sobrou do prédio que era a casa da família Teles de Menezes.
A família Teles de Menezes era uma família muito importante no período colonial, eles tinham relevância em um juizado de órfãos Além de ter muitas terras no Rio de Janeiro.
Assim que você entra passando pelos Arcos, você tem acesso a Travessa do Comércio. Ali dentro existe um conjunto de edificações em estilo colonial que rua de paralelepípedo com pequenas calçadas. o engenheiro que desenvolveu a estrutura foi João Aipolin. O arco foi feito para que houvesse uma Face facilitação da circulação de mercadorias entre o Largo do Carmo que hoje em dia Praça 15 e a rua da Cruz que hoje em dia é a Rua do Ouvidor. A Rua do Ouvidor hoje em dia abriga alguns bares e restaurantes e é um local muito animado a noite, sempre tendo algum evento ou festa Principalmente as quintas-feiras.
Em 1790 houve um incêndio no arco do Teles. Como os passos também servia como arquivo da câmara e do Senado houve uma perda substancial De documentação relativa a o início da cidade e sua estrutura. Além de documentos ligados a burocracia estatal da época.
Um dos moradores ilustres do arco do Teles No sobrado número 13 foi a cantora e artista Carmen Miranda. sua mãe tinha uma pensão e vendia quentinhas ali.
a Aline também a Igreja da Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. na esquina com a Rua do Ouvidor. A igreja é do século 18, Período ainda colonial Quando o rio ainda não era a capital, era Salvador. A igreja em estilo rococó Tardivo em formato elíptico. A igreja sofreu reformas desde sua construção, tendo diferentes influências em sua arquitetura.
Em 1893 Devido à revolta armada, Revolta da Marinha, que era monarquista, contra o presidente Floriano Peixoto, Uma Projétil de canhão atingiu a igreja fazendo com que a estátua da santa caísse. na igreja você pode encontrar hoje em dia esse projétil Além da própria Santa que só perdeu o dedo indicador e polegar da mão esquerda.
O arco do Teles se destacou historicamente primeiramente por ser um ambiente altamente comercial de troca de mercadorias, posteriormente no século 19 ligado a arte poesia e literatura.
O arco do Teles voltou a ter relevância recentemente mais ou menos 30 anos atrás quando começou a ver maior interesse em sua história. hoje é frequentado por turistas estrangeiros, Principalmente aqueles que tem interesse em História e arquitetura.
caso você queira conhecer o arco do Teles recomendo que faça o free Walking Tour, é a melhor forma de conhecer a história, pois você vai contar com guia que conhece os fatos.