TODAS as imagens da grávida da Escadaria Selaron

A figura mais recorrente nos ladrilhos da Escadaria Selarón, é a de uma mulher negra grávida com os seios expostos. Essa imagem também se apresenta constantemente nos quadros do artista Jorge Selarón. Jorge nunca revelou em público a origem da imagem, dizia tratar-se de um problema pessoal.
Um fato que explicaria essa imagem pode ter sido a morte de sua esposa e o filho que carregava, os quais deixou para trás.
Na maioria dessas imagens, a mulher vem acompanhada de uma homenagem em nome de alguma pessoa. Os nomes são de amigos, artistas, compositores, atletas etc.
Há também, nas representações, muitas homenagens a composições e movimentos artísticos (principalmente movimentos brasileiros importantes, como a Bossa Nova e Jovem Guarda). A lista vai de Chiquinha Gonzaga, Roberto Carlos a até mesmo Dom Pedro I (compositor do do Hino da Independência)
A obra era referida pelo próprio Selarón como uma loucura, um sonho louco. Ele dizia que a terminaria somente no dia de sua morte, oque veio a ocorrer em 2013. Foi encontrado queimado na frente da escadaria.
A história do artista, cheia de mistérios, deixou uma obra única, um símbolo para a cidade do Rio de Janeiro.
Nosso City Tour no Rio de Janeiro e o Passeio de Bicicleta no Rio de Janeiro contemplam a Escadaria Selarón. Você pode acessar esses passeios aqui e aqui.
Para acessar os artigos sobre as aves, os times e os azulejos sobre navegação da escadaria, clique aqui, aqui e aqui respectivamente!
Não se esqueça! Trazer uma câmera ou celular para registrar seus azulejos preferidos. A escadaria fica na R. Joaquim Silva, S/N, entre os bairros da Lapa e Santa Tereza.