+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

A história do Rio de Janeiro

Hoje eu vou te falar um pouco sobre a história do Rio de Janeiro

 

Você tem vontade de visitar o Rio de Janeiro?  se sim, Saiba que essa cidade é mais do que a beleza intrínseca as suas paisagens naturais deslumbrante e pontos turísticos.  o rio tem uma história incrível, muitas vezes subestimada quando comparada a história europeia ou Americana. aqui nessa cidade aconteceu muita coisa.  somos a única capital europeia fora da Europa da estreia.

A região foi descoberta pelos portugueses em 1º de Janeiro de 1502, Quando uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos adentrou a Baía de Guanabara.  a entrada da Bahia fica entre Pão de Açúcar e o forte De Santa Cruz em Niterói. Como foi descoberta em Janeiro, é por isso que é chamado de Rio de Janeiro.

 

O litoral do  do que é hoje em dia o estado do Rio de Janeiro naquela época era bem descovado. Tomé de Souza que havia fundado a cidade de Salvador disse ao rei quê na Baía de Guanabara não havia povoado e que deveria ser fundada uma cidade De colonização portuguesa com o povo bom,  pois era uma região preferida pelos franceses que também exploravam a área.

 

Durante  o governo de Duarte Da Costa,  uma expedição francesa de senhoras esteve na entrada da Baía de Guanabara comandada por Villegagnon. Ele se localizava principalmente onde hoje fica a Escola Naval do Rio.  no governo de Mem de Sá o rei deu ordem para que os franceses fossem expulsos, já que haviam recebido através do tempo 300 calvinistas. Mendes é reunir forças locais e da Bahia e através de algumas batalhas conseguiu expulsar os franceses. Alguns índios Tamoios ajudaram franceses que se refugiaram na mata.

 

Em 1º de Março de 1565 Fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro para quê as tentativas francesas fossem cada vez mais enfraquecidas no sentido de colonizar a região. A cidade tinha ruas Ao estilo português medieval. A base de operações que Estácio de Sá fundou ficava exatamente na abertura da Baía de Guanabara que é entre o Pão de Açúcar e o morro cara de cão. A intenção era expulsar de vez os franceses das ilhotas de dentro da Baía de Guanabara. Foram 2 anos de batalhas,  e quando os portugueses receberam o reforço da Esquadra de Cristóvão de Barros E ajuda de padres jesuítas Como José de Anchieta, E Manoel de Nóbrega, esses dois últimos ajudando na Articulação política com os índios temiminós Para que eles voltassem ao lado dos portugueses, Contra os franceses remanescente Aliados aos Tupinambás, No lado português começou a ter cada vez mais força. um dos índios expoentes determine nós foi o cacique Arariboia, que hoje em dia dá nome a praça onde ficam as barcas em Niterói. Existe uma grande estátua Cacique nessa praça.  com a ajuda que os índios deram aos portugueses, os portugueses concederam terras para os temiminós na região que hoje é Niterói.

 

O forte que mais resguardava os franceses eram forte coligny,  que foi destruído pelas tropas de men de sá. Acabando com o sonho dos Franceses de ocupar as terras planas do que hoje é o Rio de Janeiro. Estácio de Sá comandou importantes batalhas na local que era conhecida como Uruçu Mirim, Que hoje é conhecida como Praia do Flamengo E Ilha de Paranapuã, Hoje como o nome de Ilha do Governador. Durante a batalha Estácio de Sá foi ferido por uma flecha envenenada No rosto,Vendo a óbito. Com a Vitória Men de sá  muda os assentamentos que eram no morro cara de cão paro para o Morro do Castelo, transferindo centro da cidade para lá. Se tornando um Porto Seguro o comércio começou a ficar cada vez mais forte ali naquela região, e a população começou aumentar. A população contava com portugueses índios e negros. a maioria eram índios. A partir do século 17 a economia começou a se fortalecer com os ciclos da cana-de-açúcar do Ouro vindo de Minas Gerais e do café.  produtos essenciais a construção de nosso país. E 1763 no Rio de Janeiro se tornou capital da colônia portuguesa E em 1808 se tornou capital do do Reino Unido de Portugal e algarves com a vinda da família real que fugia de Napoleão Bonaparte por não concordar com seu Bloqueio Continental na Europa. O Rio de Janeiro continuo capital, posteriormente do Império Brasileiro e da República até 1960 quando ela foi transferida para Brasília. recentemente o Rio foi sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e da Copa do Mundo de 2014.