+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

As igrejas mais importantes do Rio de Janeiro

O catolicismo é até hoje a religião majoritária no Brasil. Sua instauração, através dos missionários jesuítas que vieram junto com os portugueses na colonização, foram decisivos para os cenários religioso, social, artístico e político do nosso país.

Como legado e herança da história de sua expansão no país, a Igreja Católica nos deixou grandes patrimônios da arquitetura, presentes em várias regiões da cidade do Rio de Janeiro. Conheça as mais belas e historicamente importantes igrejas do Rio:

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA

Marco da cidade, a Candelária levou quase 200 anos para ser construída, entre os séculos XVI e XVIII. Palco para os casamentos mais importantes da alta sociedade carioca, a igreja também foi escolhida, em 2016, como o local para receber a Pira Olímpica

OUTEIRO DA GLÓRIA

Mais conhecido como Igreja da Glória, é um dos monumentos mais característicos da cidade e uma herança importantíssima do período colonial. É facilmente visível do aterro do Flamengo e bairro em volta, por estar uma localização alta.

MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Outro marco da arquitetura colonial, foi erguido por monges vindos da Bahia e fundado a pedido dos próprios habitantes da cidade recém fundada.

BASÍLICA SANTUÁRIO DA PENHA

Mais popularmente chamada de Igreja da Penha, possui uma impressionante escadaria com 365 degraus e é a mais procurada por pagadores de promessas, que sobem as escadas a pé ou de joelhos.

IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO

O interior desta igreja tem uma beleza de tirar o fôlego. Ela foi a capela real de D. João VI, local das coroações de D. Pedro I e D. Pedro II, além de todos os casamentos reais. Hoje em dia é muito requisitada para casamentos luxuosos.

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DOS FRADES CAPUCHINHOS

Originalmente localizada no Morro do Castelo, essa igreja foi reconstruída na Tijuca – Zona Norte do Rio de Janeiro – após a demolição do morro em 1922.

CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO

Mais conhecida como Catedral Metropolitana, sua arquitetura muito singular em formato de cone se destaca, podendo ser vista de vários pontos do Centro da cidade. Possui 64 metros de altura interna e tem capacidade para até 20.000 pessoas em pé.

PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU

São Judas Tadeu é o padroeiro do Clube de Regatas do Flamengo. A popularidade do time carioca acaba reunindo fiéis e torcedores nesta paróquia, que foi fundada em 1945 e fica localizada no Cosme Velho.

CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO

Localizado no Centro da cidade, próximo à estação Carioca, este convento forma, junto com a vizinha Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, um dos mais antigos e importantes conjuntos coloniais remanescentes da cidade, datados de 1592.