Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

hoje eu vou te falar sobre a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
localizada na Avenida Primeiro de Março bem em frente à Cinelândia e ao trilho do VLT, a Biblioteca Nacional foi construída no começo do século 20. ela fica ao lado do Museu de Belas Artes e bem pertinho do famoso teatro municipal.
A biblioteca que é uma das maiores do mundo recebe cerca de dois milhões de visitantes por mês, Tendo nove milhões de peças. Abriga a maior coleção bibliográfica e documental da América Latina. A oitava do mundo.
A Biblioteca Nacional é uma instituição que vem dos tempos de Dom João sexto. O primeiro abrigo da biblioteca foi no Hospital da Ordem do Carmo. Com o tempo o prédio já não suportava a quantidade de obra que estavam lá, era necessário uma nova estrutura. Foi transferida para o que é hoje a Rua do Passeio tem um prédio de três andares como estrutura.
Em 1822, Devido a lei de depósito legal, foi determinado Que todas as publicações feitas no Brasil deveriam Ser depositados na Biblioteca Nacional. Desde então essa lei vigorou, fazendo com que a Biblioteca Nacional pudesse guardar e catalogar a produção literária e documental brasileira. ou seja, é uma lei que garante a memória cultural.
Em 1891 Dom Pedro Segundo e doou a coleção para Dona Teresa Cristina Maria , Foram mais de 100 mil peças. Em 1905 foi construído o prédio que abrigaria esse Acervo. o projeto foi feito pelo Engenheiro Francisco Marcelino de Souza Aguiar. O prédio, junto com o teatro municipal, o prédio na justiça federal Biblioteca Nacional, são os únicos remanescente do início do século 20 naquela região que era Avenida Central.

foi construído com viga de Aço, e com um estilo eclético. Misturando o neoclássico com o art nouveau. O art Nouveau Era muito utilizado na época, você pode ver isso também na estrutura da Confeitaria Colombo do centro, O que é um belíssimo prédio, vale a pena dar uma conferida. Os armazéns tem piso de vidro, As armações de assistant são de Aço, saloes pneumáticas Para o transporte dos livros do Armazém para os salões de leitura. Essa estrutura foi pensada para que o acervo fosse protegido de insetos e pragas e do fogo. o que é muito importante, tendo em vista que prédios históricos como o Museu nacional da Quinta da Boa Vista incendiaram recentemente.
As colunas Corinthians do ambiente externo e as clarabóias do vão central com seus Vitrais impressionantes fazem desse ambiente, um ponto turístico que chama atenção não só pelo acervo da biblioteca, o prédio em si já é um espetáculo.
Vale conferir as exposições e visita guiada oferecidas pela biblioteca. nelas você vai poder conhecer o trabalho de autores importante da nossa Cultura e muito mais.

Onde ficar no Centro do Rio
O que fazer em Copacabana
Onde ficar no Rio de Janeiro
As top 3 melhores Praias de Niterói
Roda Gigante do RJ – Guia completo