+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

hoje eu vou te falar sobre a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

 

localizada na Avenida Primeiro de Março bem em frente à Cinelândia e ao trilho do VLT,  a Biblioteca Nacional foi construída no começo do século 20. ela fica ao lado do Museu de Belas Artes e bem pertinho  do famoso teatro municipal.

 

A biblioteca que é uma das maiores do mundo recebe cerca de dois milhões de visitantes por mês, Tendo nove milhões de peças. Abriga a maior coleção bibliográfica e documental da América Latina. A oitava do mundo.  

 

A Biblioteca Nacional é uma instituição que vem dos tempos de Dom João sexto. O primeiro abrigo da biblioteca foi no Hospital da Ordem do Carmo. Com o tempo o prédio já não suportava a quantidade de obra que estavam lá,  era necessário uma nova estrutura. Foi transferida para o que é hoje a Rua do Passeio tem um prédio de três andares como estrutura.

 

Em 1822, Devido a lei de depósito legal,  foi determinado Que todas as publicações feitas no Brasil deveriam Ser depositados na Biblioteca Nacional. Desde então essa lei vigorou,  fazendo com que a Biblioteca Nacional pudesse guardar e catalogar a produção literária e documental brasileira. ou seja, é uma lei que garante a memória cultural.

 

Em 1891 Dom Pedro Segundo e doou a coleção para Dona Teresa Cristina Maria , Foram mais de 100 mil peças. Em 1905 foi construído o prédio que abrigaria esse Acervo.  o projeto foi feito pelo Engenheiro Francisco Marcelino de Souza Aguiar. O prédio, junto com o teatro municipal, o prédio na justiça federal Biblioteca Nacional, são os únicos remanescente do início do século 20 naquela região que era Avenida Central.

Passeio de Bicicleta Cinelância Rio de Janeiro

 

foi construído com viga de Aço,  e com um estilo eclético. Misturando o neoclássico com o art nouveau. O art Nouveau Era muito utilizado na época,  você pode ver isso também na estrutura da Confeitaria Colombo do centro, O que é um belíssimo prédio, vale a pena dar uma conferida. Os armazéns tem piso de vidro, As armações de assistant são de Aço,  saloes pneumáticas Para o transporte dos livros do Armazém para os salões de leitura. Essa estrutura foi pensada para que o acervo fosse protegido de insetos e pragas e do fogo. o que é muito importante,   tendo em vista que prédios históricos como o Museu nacional da Quinta da Boa Vista incendiaram recentemente.

 

As colunas Corinthians do ambiente externo e as clarabóias do vão central com seus Vitrais impressionantes fazem desse  ambiente, um ponto turístico que chama atenção não só pelo acervo da biblioteca, o prédio em si já é um espetáculo.

 

Vale conferir as exposições e visita guiada oferecidas pela biblioteca.  nelas você vai poder conhecer o trabalho de autores importante da nossa Cultura e muito mais.