+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis

hoje eu vou te falar sobre a Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis.

 

a Catedral fica na cidade Imperial de Petrópolis,  O que é o local que foi escolhido por Dom Pedro Segundo por causa do clima um pouco mais Ameno do que o Rio de Janeiro,   cerca de 5 graus em média, para que fosse criada a casa de Veraneio da família. hoje em dia se a casa de Veraneio, O que é um Palácio,   abriga o Museu Imperial, onde você pode encontrar relíquias da época da época como a própria coroa.

 

O estilo da catedral é neogótico francês. O Major Júlio Frederico koeler, Que ajudou a projetar a cidade de Petrópolis reservou um espaço para Catedral católica e um templo protestante também. A Catedral fica em um local onde confluem as mais importantes Avenidas da cidade. Por pedido da Princesa Isabel a Catedral ficou voltada para Avenida koeler que era uma Avenida Nobre.

Em 1866 botaram a primeira pedra fundamental para construção de edifício. Na segunda pedra fundamental Dom Pedro colocou alguns itens de apreço pessoal,  destacando-se A Lei do Ventre Livre. Dom Pedro Segundo era um abolicionista. Por falta de recursos a Catedral não pode ser construída até a década de 60.  ou seja, muito depois do término da monarquia no Brasil e da morte de Dom Pedro Segundo.

 

A igreja possui cinco sinos de bronze fundidos em passau na Alemanha.  a torre principal possui 70 metros de altura. O maior sino pesa 4 toneladas e o conjunto deles 9 toneladas.  o sino principal se chama Dom Pedro de Alcântara.

 

Ao centro da catedral, embaixo da torre foi desenhada a Rosácea gótica Onde estão as três estátuas dos EvangelistasMarcos Lucas João e Mateus. Abóbora da central interna tem 20 m de altura. A cruz Central é feita de granito Negro. Voltar em bronze patinado Onix e  mármore xian popero. Ali se encontram relíquias três Santos Mártires trazidos pelo Cardeal Leme. Cardeal Leme aliás que dá nome a uma das estações de metrô e Praça de Copacabana no Rio de Janeiro. Essas relíquias foram trazidas Roma.

 

As três Naves são inspiração de templos que ficam na Normandia. As estações da Via Sacra São de assinatura de Guilherme berner Vindas da Cidade francesa de Paris em 1928. A porta da catedral Rio de São Paulo da escola de Aprendizes e artífices.  os Vitrais possuem diversos temas que são bem coloridos. Em 1939 o então Presidente Getúlio Vargas criou o mausoléu da catedral, Lá estão localizados os restos mortais de Dom Pedro Segundo e Dona Tereza Cristina, apesar de ter morrido no exílio,  Dom Pedro Segundo em Paris, foram trazidos para o Brasil para descansar em sua terra natal.

 

bom,  essa são apenas algumas informações sobre a Catedral de São Pedro de Alcântara.  existe muitos outros detalhes minuciosos que você pode conhecer visitando a igreja.  é parado essencial para quem deseja conhecer bem a história de nosso país, principalmente a o período imperial brasileiro.