+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

Centro Cultural da Justiça Federal

Hoje vou te falar sobre o Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro.

Localizado no Centro do Rio de Janeiro, bem em frente a Cinelândia, o Centro Cultural da Justiça Federal é um espaço que incentiva a população a conhecer diversas formas de expressões culturais e artísticas. Lá você vai encontrar espetáculos teatrais, de música, dança, exposições cinematográficas, seminários, cursos, palestras etc. O prédio que o centro cultural ocupa, é a antiga sede do Supremo Tribunal Federal, onde aconteciam os julgamentos.

Iniciada em 1905, a construção do prédio fez parte da reformulação do espaço urbano da cidade, promovida pelo prefeito Pereira Passos, prefeito do então Distrito Federal, ou Capital Federal. Inicialmente iria abrigar a Mitra Arquiepiscopal, mas logo de início foi adquirida pelo governo para instalar o STF. o STF não tinha sede definitiva na época. O prédio, projetado por Adolpho Morales de Los Rios, foi inaugurado em 1909. É de arquitetura eclética, como muitos outros da região e que foram construídos na mesma época das modificações urbanísticas.

Até 1960 o STF ocupou o edifício, e logo depois foi transferido para Brasília, o novo Distrito Federal. Então o Supremo Tribunal Eleitoral, varas da 1ª Instancia e o Tribunal de Alçada passaram a abrigar o local. Em 2001, após passar por restauração, foi aberto como Centro Cultural para o público em geral.

Se você gosta de um programa cultural bem bacana, esse centro é sempre uma boa opção, principalmente para quem tem gosto pelas artes clássicas.