Conheça a Casa de Santos Dumont
Hoje eu vou falar para você sobre a encantadora casa de Santos Dumont.
Onde fica a casa de Santos Dumont
A Casa de Santos Dumont fica em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro e cidade imperial do Brasil, onde Dom Pedro II tinha sua casa de veraneio. Santos Dumont, como todos sabem, é o pai da aviação. Ele desenvolveu o primeiro projeto a manter vôo no mundo.
A cidade de Petrópolis fica a 68 km da capital Rio de Janeiro. Para chegar lá você pode alugar um carro, ir de ônibus a partir da rodovia Novo Rio (que dá para chegar de VLT a partir do centro da cidade) ou através de um passeio com uma empresa de turismo, como a S2RIO.
Como visitar a casa de Santos Dumont?
Veja informações sobre nosso passeio para a cidade Imperial aqui. Ele inclui, além de outros pontos de interesse, como o museu imperial, visita à casa de Santos Dumont.
O museu Santos Dumont guarda memórias e algumas das invenções do pai da aviação. Ele fica em uma pequena encosta no centro da cidade de Petrópolis. Santos Dumont projetou a casa e a utilizava como casa de veraneio até 1932, quando veio a falecer.
Quer saber mais sobre a história desse gênio? Dê uma olhada nesse artigo mais completo aqui.
A casa, construída em 1918, ao estilo alpino francês, foi considerada uma inovação arquitetônica para época, pois é uma estrutura totalmente voltada para agradar aos gostos bem pessoais do próprio dono, Santos Dumont.
O Chalé com três andares e um terraço demorou três meses para ficar pronta, o que contrariava até mesmo os amigos mais próximos do gênio, que o desafiavam a construir a casa em um terreno tão íngreme.
Uma das características que mais chama atenção lá são as escadas bem íngremes, construídas para economizar espaço.
Outras dicas em Petrópolis além da casa de Santos Dumont
Recomendamos fortemente que você também visite o Museu Imperial de Petrópolis. Veja mais informações aqui. Lá você vai encontrar o maior acervo histórico da cidade. É uma viagem no tempo onde você vai poder ver muitos objetos da época do imperio.
São em formato de raquete, ou seja, um pé por vez, para que a perna que está subindo não bata com a canela no próximo degrau, devido ao caráter íngreme da estrutura.
Na escada você é obrigado a começar com o pé direito, o que fez muita gente achar que era superstição do cientista, mas na verdade era apenas uma característica prática.
A casa, pequenina, servia como dormitório, biblioteca, sala de refeição e para trabalho, ou seja, tudo para que o inventor pudesse produzir ao máximo em um curto espaço de tempo. A planta original da casa se encontra lá mesmo.
A estrutura foi criada pelo arquiteto Armando Telles. Santos Dumont desenvolveu o esboço e os detalhes, e entregou essa ideia origianl para que o arquiteto estruturasse o edifício.
A casa não tem cozinha. Santos Dumont pedia comida de um restaurante em uma universidade que ficava do outro lado da rua, e o garçom trazia para ele sua casa.
Venha prestigiar esse gênio brasileiro. É certamente um passeio inesquecível para quem gosta de história.
Quer ir para Petrópolis de carro ou ônibus? Veja nesse artigo aqui como.