+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Conhecendo o Museu da República no Rio de Janeiro

Hoje eu vou te falar sobre o Museu da República  que fica no Rio de Janeiro.

o museu fica no bairro do Catete que é um dos bairros da zona sul do Rio,  porém é um bairro muito próximo ao centro da cidade, dá para ir a pé. Museu da República  fica no prédio que é o Palácio do Catete, que por 63 anos abrigou a sede da nossa República. O museu foi inaugurado em 1960 quando a capital passou para Brasília. O Museu da República tem um compromisso com a preservação da história republicana no Brasil. Rua 5 conta com obras de arte fotos de mobiliários do século 19 e 20 do Brasil. O Palácio do Catete foi construído em 1858  e se chamava Palácio de Nova Nova Friburgo. foi construído a mando do barão Antônio Clemente Pinto. Antônio Clemente Pinto era dono de 15 fazendas de café na região, ou seja, um grande cafeicultor. O prédio foi projetado pelo arquiteto alemão Gustav Waehneldt. A estrutura tem forte influência da cultura italiana, Nos Palácios Urbanos de Florença, os mais antigos.

 

 

Uma das figuras mais recorrentes na arquitetura do Palácio é figura Da Águia Romana que representa o poder e era um dos símbolos do Barão de Nova Friburgo. Em 1896 o prédio foi vendido para o governo federal que o transformou  na sede do Poder Executivo. Moraram no Palácio do Catete o Presidente Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Hermes da Fonseca, Wenseslau Braz, Epitácio Pessoa, Artur Bernardes, Washington Luiz, Getúlio Vargas, Eurico Gaspar Dutra, Café Filho, E Juscelino Kubitschek,  que propôs a mudança na capital para o planalto central.

Tudo no Museu da República é preservado no momento em que Juscelino Kubitschek saiu de lá para Nova Capital. Lá você vai encontrar exposições de curta duração e as permanentes.  a permanente Conta as seis períodos da história brasileira: A Proclamação da República; República Oligárquica; República nacional-estatista; República Liberal democrata; República da ditadura; República Cidadã.

visitar o Museu da República é uma viagem no tempo e uma ótima forma de obter conhecimentos sobre a nossa história republicana além de se encantar com arquitetura e objetos que remontam o período imperial.  vale muito a pena.