+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC

O MAC levou 5 anos para ser construído. São 4 pavimentos tendo sido feitos por 300 operários. que utilizaram 3.200.000 m³ de concreto. Daria para levantar um prédio de 10 pavimentos com isso.

São 9 metros de diâmetro e 16 metros de altura. A base cilíndrica está sob uma sapata de 60 centímetros de profundidade. A cobertura tem 50 metros de diâmetro. São dois mil metros quadrados impermeabilizados  com tratamento térmico.

Existe uma enorme rampa na parte externa onde o visitante pode subir. São 98 metros em curva. A entrada é nos pavimentos de cima.

No segundo pavimento é onde você pode entrar no salão de exposições. Esse pavimento é envolto por uma vidraçaria circular que garante uma vista de fora incrível para quem está dentro. A paisagem, que é panorâmica, contempla a baía de Guanabara, Praia de Icaraí, Rio de Janeiro, Pão de Açúcar e muito mais.

Os vidros foram especialmente produzidos para o projeto. Eles são super resistentes. No último andar, onde são feitas as exposições, tem um enorme carpete azul no piso.

No subsolo do prédio há um auditório onde cabe 60 espectadores. Há também uma área para restaurante como uma ótima vista. Vale a pena marcar um almoço lá!

A ambientação do museu foi projetada por Anna Maria Niemeyer. A estrutura foi feita pelo engenheiro Bruno Contarini. Ele trabalhou com o Oscar Niemeyer em vários outros projetos, inclusive na Argélia.

A estrutura suporta peso de 400 km/m² e velocidade do vento de 200 km/h.

Como chegar no MAC em Niterói

Para chegar lá, a melhor opção é fazendo um passeio para Niterói com agências. Temos um ótimo aqui. Outra forma é pegando a barca da praça XV até a praça Araribóia e depois pegando um ônibus até o museu.