+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro

Hoje eu vou te falar sobre o Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.

 

O museu fica localizado na Avenida Rio Branco bem em frente à Cinelândia. Bem próximo ao teatro municipal e do lado oposto à alerj que a câmera câmara dos deputados estaduais.  ao lado se encontra também a Biblioteca Nacional. ou seja ali o ambiente cheio de instituições artísticas, políticas e culturais importantíssimos e históricas. Para chegar lá basta sair na estação Cinelândia da linha 1 do metrô.

o prédio  é de 1908 Por consequência da reforma Ampla Urbana Urbana promovida pelo prefeito Pereira Passos.  teatro municipal e a Biblioteca Nacional também são dessa época. é uma época de mudanças profundas na Cidade do Rio de Janeiro.  que a partir dali começou aparecer mais com uma capital Europeia. Primeiramente abrigou a escola nacional de Belas Artes. Dentre os alunos ilustres da escola temos Portinari.

 

O acervo tem mais de 70 mil obras entre pintura  móveis e esculturas. Muitas pinturas retratam membros da família real e da nobreza do século 19 além  daquelas que retratam fatos históricos. Dentre esses fatos você tem por exemplo a coroação de Dom Pedro primeiro como Imperador do Brasil e também a famosa guerra dos Guararapes,  o que aconteceu em Recife contraos holandeses, guerra importantíssima para a formação geográfica Continental do Brasil. Essa pintura se destaca Pois é enorme, São página 60 M quadrados.  é de saltar os olhos.

 

Outra pintura enorme retrata a batalha do Avaí do pintor Pedro Américo,  O que é uma batalha importante o que aconteceu na guerra do Paraguai contra o tirano Solano López. Nessa pintura Duque de Caxias está presente,  patrono do exército brasileiro.

 

Outro pintura  que se destaca historicamente é a retração da primeira missa do Brasil onde os Jesuítas estavam junto a uma população indígena.  essa pintura tem um simbolismo muito grande, pois se trata do encontro de duas culturas muito diferente por conta do descobrimento do Brasil pelos europeus.

 

Grande parte das pinturas foi trazido por Joaquim lebreton Que era chefe da missão artística francesa.

 

No museu você vai encontrar a coleção de Dom João sexto que ficou no Brasil após ele ter partido para Portugal com muitos objetos da época.

 

Na galeria das moldagens você vai encontrar  cópias de estátuas famosas da Europa Estudadas pelos alunos da escola. O objeto mais antigo do museu é o busto de antinoo, Trazido para o Brasil pela Imperatriz Teresa Cristina e que Foi esculpido em mármore entre 130 e 138 depois de Cristo  na península italiana. ou seja, é uma escultura de aproximadamente dois mil anos. O autor é desconhecido.

 

O acervo do museu conta com a maior coleção de pinturas do século 19 do Brasil . Não apenas obras trazidas e feitas a partir da missão francesa trazida por Dom João,  mas também aquelas produzidas no Brasil anteriormente a esse fato. você vai você vai encontrar muitas pinturas e objetos religiosos da época.

 

O museu também conta com laboratório de restauração e Conservação de obras  antigas. é referência no Brasil inteiro, recebendo Peças de outros Estados.

 

Outra curiosidade é que o museu também abriga obras contemporâneas Como o grande anish kapoor que produz imagens espelhadas interessante Simas,  e até mesmo bem divertidas. vale a pena uma foto com ela

 

O preço é bem barato,  apenas r$ 8 A inteira. um programa indispensável para quem vem ao Rio de Janeiro e quer conhecer melhor a história de nosso país.