+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

O que fazer em Ilha grande em 3 dias

Nesse post montamos um roteiro para você aproveitar a Ilha Grande em 3 dias.

Lembramos que a S2RIO tem o passeio Super Ilha, que te leva aos pontos mais paradisíacos de Angra em um dia com a velocidade e o conforto de uma lancha. Mais informações aqui.

Vamos ao Roteiro:

Dia 1 – O que fazer em Ilha grande em 3 dias

Antes de mais nada, recomendamos que você fique na vila do Abraão, principalmente se for a sua primeira vez na ilha. Há outros lugares para acampar, mas a vila do Abraão é aonde você vai encontrar a maior concentração de restaurantes, lojas, campings e pousadas.

Vale lembrar que não há caixas eletrônicos por lá, então é bom ir prevenido, leve um dinheiro em espécie além dos cartões.

No primeiro dia uma boa ideia é chegar cedo na ilha, tomar um bom café da manhã e fazer a trilha até a praia de Lopes Mendes.

Lopes Mendes é considerada uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. É definitivamente um dos destinos indispensáveis na nossa viagem.

Para chegar lá por trilha é preciso pegar a T10 (Abraão – Pouso). A T10 é uma trilha larga e bem movimentada, ela liga a Vila de Abraão a Praia do Pouso.

A trilha dura de 2:30h a 3h e é de nível médio (6km). São muitas subidas e descidas.

Caso você ache que é muito longe, você pode pegar um taxi boat em Abraão a partir das 9h por aproximadamente R$30 até a praia do Pouso. De lá são apenas 1,5Km de trilha até Lopes Mendes.

Da Praia do Pouso até Lopes Mendes você tem que pegar a trilha T11 (Mangue/Pouso – Lopes Mendes) que é uma trilha leve, de apenas 20 minutos.

Lembre-se de levar sanduiches, lanches e bastante água na mochila. A Ilha Grande é enorme, raramente você vai encontrar alguém vendendo alguma coisa, nunca a um preço normal.

Chegando em Lopes Mendes, você vai econtrar uma praia ótima para mergulhar e com amendoeiras que garantem uma boa sombra para dar aquela descansada. A água é cristalina e a areia branquinha.

Vale a pena andar até o canto direito da praia também, onde há uma super bóia de navio, que um artista chamado Sylvio Cavalheiro transformou em obra de arte. Não deixe de tirar uma foto com o objeto :]

Do outro lado há algumas pedras onde você vai encontrar uma vista espetacular. Basta subi-las.

Na volta, caso se sinta cansado, dá para pegar o taxi boat na praia de Pouso a partir das 15h.

Voltando a Vila do Abraão, não vão faltar opções de restaurantes para a janta.

Dia 2 – O que fazer em Ilha grande em 3 dias

No segundo dia recomendamos fortemente que você faça a trilha para a Praia de Dois Rios. Lá, além de uma ótima praia onde dois rios espetaculares desembocam, há o famoso presídio de Ilha Grande. Visitar o presídio é uma viagem no tempo, as ruínas ainda estão por ali.

Para chegar em Dois Rios você vai precisar pegar a trilha T14(Abraão – Dois Rios) que começa próximo a Igreja de São Sebastião. A trilha na verdade é uma estrada de terra onde passam poucos veículos e tem subidas consideráveis. É importante estar bem preparado para fazê-la. Dura de 2h a 3h de duração, dependendo do seu condicionamento. O caminho é bem amplo, por ser uma estrada, oque facilita bastante as coisas. Existem alguns atalhos que podem ser feitos por trilha de mata fechada, procure saber sobre eles lá na ilha, podem te poupar tempo.

Chegando lá você vai encontrar algumas palmeiras enormes parecidas com as do Jardim Botânico. Logo após ela, você deve assinar suas informações e horário de chegada no local (e de saída na volta).

Chegando na Vila de Dois Rios você vai encontrar várias casas abandonadas. Há cerca de 150 pessoas da UERJ morando lá, mas o aspecto é de cidade fantasma.

Com seu 1km de praia, Dois Rios pode ter água bem gelada, mas é de um azul maravilhoso. Não deixe de dar muitos mergulhos :] Alías, se você gosta de água doce, não deixe de explorar os dois rios, cada um em um canto da praia. Os dois tem contornos espetaculares e são perfeitos para boiar e relaxar por um bom tempo.

O presidio de Dois Rios, que se chamava Cândido Mendes, foi desativado em 1993, e teve presos políticos como Luiz Carlos Prestes, Graciliano Ramos (Memórias do Cárcere), Nelson Gabeira passando por lá.

Em dois Rios existem alguns restaurantes, mas é sempre bom levar sua comida, não conte com eles.

Dia 3 – O que fazer em Ilha grande em 3 dias

Algo que você não pode deixar de fazer em Ilha Grande é visitar a Lago Azul. É uma piscina natural com algumas pedras, fundo de areia e a água de um azul que deixa qualquer um totalmente encantado. A lagoa fica entre duas pequenas ilhas no ponto mais próximo da Ilha Grande ao continente. A água é absolutamente calma e com peixes mais tranquilos e dóceis do que o normal, oque permite tirar fotos lado a lado com eles.

Os passeios para lá são vários, depende do que for melhor para você. Estando na ilha, recomendamos o passeio que passa pela Lagoa Azul, Freguesia de Santana (área histórica, possui uma igreja) e almoço em Japariz, custa em média 50 reais. O passeio sai diariamente em alta e baixa temporada, basta procurar por ele no pier da Vila de Abraão. No passeio eles normalmente oferecem snorkels e boias macarrão para você se divertir quando chegar.

Em todos os passeios, não se esqueça de levar repelente e protetor. E lembre-se, é proibido acampar fora de campings na Ilha Grande, a multa por contrariar essa regra não vale nem a pena falar sobre, é bem cara.

Agora você já sabe o que fazer em Ilha Grande em 3 dias.