+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Paço Imperial Rio de Janeiro

Hoje eu vou te falar sobre o Paço Imperial do Rio de Janeiro.

O Paço Imperial do Rio de Janeiro se localiza na Praça XV, no Centro da cidade e se trata de um edifício colonial que foi construído no século XVIII para servir como despacho e residência dos governantes da capitania do Rio de Janeiro. Posteriormente se tornou A casa de Dom João VI. Hoje em dia é um Centro Cultural e é tido como um dos edifícios históricos e arquitetônicos mais importantes do Brasil.

O projeto começou a pedido do Conde de Bobadela em 1738, e foi desenvolvido pelo Engenheiro Militar português José Fernandes Pinto Alpoim. A obra foi inaugurada em 1742. Na época o local, que hoje é a Praça XV, se chamava Largo do Carmo ou do Polé. A construção do edifício se aproveitou do que já havia antes ali, que era a Casa da Moeda e o Armazém Real. Esses funcionaram até 1808 no edifício.

Nesse ano de 1808 chega a Família Real no Rio de Janeiro e o edifício é promovido a Passo Real e utilizado como casa de despachos do então príncipe Regente Dom João XV. Nessa época houve modificações sendo acrescentado um terceiro andar voltado para a Baía de Guanabara com uma sala do trono onde acontecia a cerimônia do beija-mão.

Após a independência do Brasil, o edifício se torna “Paço Imperial” ou “Paço do Rio de Janeiro”. Servindo com despacho ou residência eventual para Dom Pedro I e depois Dom Pedro II, seu filho. Em 9 de Janeiro de 1822 ocorreu no edifício o famoso Dia do Fico, quando o então príncipe Dom Pedro I decidiu que não voltaria a Portugal e ficaria no Brasil,  deixando claro que havia a intenção de transformar o país em um império independente. Outra data importantíssima é o 13 de Maio de 1888, quando em uma das salas do Paço Imperial a Princesa Isabel assinou o documento libertando os escravos, o que teria consequências dramáticas para monarquia.

Após o golpe que deu origem à República, o patrimônio da família real foi tomado e o Paço passou a ser a Agência Central dos Correios e Telégrafos. Somente em 1982, o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional restaurou o paço a forma que tinha em 1818,  Pois a decoração havia sido desfigurada.

Uma ótima dica para quem vai lá é visitar o Café Arlequim, que fica no primeiro andar do edifício. É um café livraria muito charmoso e perfeito para quem gosta de literatura, história e um bom cappuccino.

O passeio RIO FREE WALKING TOUR DOWNTOWN AND LAPA, da Free Walking Tour leva até esse ponto histórico da cidade. Dentro do palácio você vai ver algumas fotos antigas da época dos imperadores do Brasil. Tudo acompanhado de um guia conhecedor de nossa história! Mais informações aqui.