+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Praça XV no Rio de Janeiro, um local cheio de história do Brasil

Hoje vou falar para você sobre a famosa Praça 15 do Rio de Janeiro.

 

a praça 15 fica no centro histórico do Rio,  próximo a rua do mercado, a Primeiro de Março que passa nela,  e tem como suas principais estrelas o Paço Imperial e o arco do Teles.

 

No começo o lugar se chamava Largo do Paço, Onde ficava o Palácio Real. O passo abrigava os governadores da província do Rio de Janeiro. Quando Dom João estava no Rio de Janeiro Ele ocupou por algum tempo o prédio, e  havia um teatro bem ao lado desse passo. Dom João também ocupou o convento do carmo, que fica na direção oposta a Baía de Guanabara, do outro lado da Praça. posteriormente Dom João preferiu se mudar para Quinta da Boa Vista Onde foi construído o palácio Imperial,  pois a Praça 15, como como é até hoje, era muito movimentada, uma região de comércio intenso onde toda a movimentação portuária acontecia. era um local bom para fins burocráticos e funcionais da posição que exercia, porém muito em tranquila.

 

O convento do Carmo que fica ao fundo,  na Rua Primeiro de Março bem em frente à praça 15,  é um dos edifícios mais antigos que permanece de pé até hoje. Ao lado do convento você vai encontrar a Igreja do Carmo que também era conhecida como Capela real.  é uma estrutura Belíssima, onde recorrentemente você ver pessoas se casando de forma luxuosa além das missas tradicionais. Muitas cerimônias foram feitas ele inclusive o casamento de Dom Pedro. Ao lado dela você vai encontrar a igreja da Ordem Terceira. Entre o convento do Carmo e a Igreja do Carmo você tem a Rua Sete de Setembro. Nela passa o VLT,  que é um veículo leve sobre trilhos que vai até a Praça 15, Passando em frente ao Arco do Teles.

 

Parte da estrutura do arco do Teles,  que era um grande prédio, foi demolida  e se tornou um prédio moderno bem alto que abriga escritórios.  há uma tabacaria chamada tabacaria africana bem ao lado do arco do Teles hoje em dia,  vale a pena dar uma conferida.

o arco do Teles se tornou  um ambiente frequente de festas e eventos noturnos.  com show de samba funk e MPB. Outra atividade jovem na praça são os skatistas que normalmente estão ali treinando saltos.

 

Uma outra estrutura que chama atenção na Praça 15 é o chafariz da pirâmide construída por mestre Valentim.  antigamente ela ficava bem próximo a água. Hoje em dia fica um pouco mais recuada devido ao aterramento. essa estrutura existir desde antes da chegada da família real ao Brasil. Ela servir para abastecer com água a população Local e os navios que paravam ali no porto.Foram feitos vários aterros na Praça 15,  no início a água ia até a metade da praça que existe hoje, hoje em dia há um enorme espaço do Chafariz da pirâmide até onde ficam as barcas. barcas essas que vão para Niterói, e Ilha de Paquetá.

 

Hoje em dia Existem duas estátuas  na praça. uma do Dom João sexto e outra the General Osório,  um dos principais combatentes na guerra do Paraguai.

 

Existem dois excelentes lugares para tomar um café no Paço Imperial hoje em dia,  um é o café arlequim e o outro É o Bistrô do Paço. o arlequim além de cafeteria é uma livraria,  assim possuindo um cenário interno bem interessante, culto. recomendo fortemente que você prove o cheesecake deles,  é um dos melhores do Rio. se você desejar uma pequena refeição ou um chá das 5 horas o bistrô é melhor opção, até porque ele tem Vista interna do Passo.  e hoje existe O Centro Cultural do patrimônio Paço Imperial dentro do Paço Imperial, onde onde você vai ter acesso a conteúdo multimídia falando sobre a história do prédio que já passou por muitas mudanças.  há também uma maquete dele. O conteúdo conteúdo multimídia mostra cronologicamente de forma bem minuciosa todo o desenvolvimento do prédio. que começou como Casa dos governadores, já foi Casa da Moeda, se tornou Paço Imperial,  após a república abrigou até mesmo os Correios, e hoje em dia é museu.

 

Uma das cerimônias mais importantes que aconteceu no paço foi o Dia do Fico.  quando Dom Pedro primeiro disse publicamente da sacada do Passo para o público que ficaria no Brasil e consequentemente Faria da nossa terra um império soberano e insubordinado a Portugal. Outra curiosidade é quê A lei áurea foi assinada a lei também pela Princesa Isabel.