+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Praia de Lopes Mendes Ilha Grande. Uma das 10 mais bonitas do Brasil!

Nesse artigo vamos te falar sobre a maravilhosa praia de Lopes Mendes.

Navegue pelos links abaixo:

  1. Oque fazer
  2. Onde Ficar
  3. Como chegar
  4. Preserve

 

Dica: Caso você queira conhecer as melhores praias e ilhas do arquipélago de Angra, recomendamos o passeio Super Ilha. Você parte do Rio de van em um bate e volta, e faz um excelente passeio de lancha, além de aproveitar um almoço bem gostoso! Mais informações aqui.

Lopes Mendes é simplesmente sensacional. É uma praia que frequentemente fica entre as mais bonitas praias do mundo! De frente para o Sul, de areia branca e mar de um azul bem agradável e transparente, Lopes Mendes está na parte Oceânica da Ilha Grande, logo você vai encontrar ondas muitas vezes fortes, mas bem previsíveis. Elas quebram lá dentro e percorrendo uma grande distância. Bom para quem está aprendendo a surfar. O mar, apesar de ser meio forte, é bem raso em grande parte de sua extensão.

Por estar em uma área de preservação ambiental, você não vai encontrar qualquer contrução ou pousada por ali. A natureza é muito abundande, você se sente em um lugar que parece não ter sido descoberto ainda pelo homem. A praia já foi habitada por comunidade caiçara, mas hoje é praticamente deserta. As únicas formas de chegar é por trilha ou de barco.

Como é área ambiental, não há bares ou restaurantes também. Logo, é essential levar água e algum tipo de comida, nem que seja algo para enganar. Até porque a trilha é longa, caso você venha caminhando direto da Vila do Abraão. São poucos os vendedores durante o dia e normalmente não vendem mais do que biscoitos e algo para beber. Não dê bobeira. :]

A sombra das árvores, as amendoeiras, é algo que também chama a atenção na praia. Tem bastante, mesmo quando a praia recebe muitos visitantes. Ótimo para tirar uma soneca ou diminuir a temperatura depois da trilha.

Oque fazer

Além de nadar nessa maravilhosa praia, ótimas práticas ali são o surf, por a praia estar voltada para a parte oceânica da Ilha Grande, o mergulho e também, porque não, a corrida. A praia é bem longa, são 3km de areia bem fina e firme. Se você não estiver muito cansado depois da trilha, ou se foi de barco, é uma boa ideia. A beleza dessa praia varia de acordo com o ponto que você estiva. Você vai encontrar riachos de águas claríssimas e bem refrescantes e pedras bem grandes. Vale a pena explorar ela inteira! A prática de snorkel é ótima no canto esquerdo, pois as águas são mais calmas. Lembre-se de ter cuidado com as correntezas no mar. Eles oferecem aluguel de pranchas na alta estação e feriados. Se você quer ir de bicicleta, existe o percurso pela T12.

Existe uma escultura magnífica também criada a partir de uma boia. A boia se desprendeu de um navio e ficou encalhada. Prato cheio para o artista Silvio Cavalheiro, que transformou em obra de arte

Onde ficar

Não há qualquer habitação, camping ou pousada na praia de Lopes Mendes. A melhor coisa é se hospedar na Vila do Abraão (principal vila da Ilha Grande) ou em praias próximas como Praia dos Mangues, Praia do Pouso ou Praia das Palmas.

Lembrando que é proibido acampar em Lopes Mendes, sujeito a multa pesada.

Como chegar

Caso você vá de trilha, lembre-se de fazer um bom café da manhã e levar comida e água para o passeio. Você deve sair pelo canto direito de Abraão, pegando a T10, que vai de Abraão até a Praia Grande de Palmas, Praia dos Mangues. Essa caminhada é a maior parte do caminho. São 6 kilômetro de belas vistas e mata exuberante. Chegando a Praia do Pouso, é só pegar a T11, até Lopes Mendes. A T11 leva apenas 20 minutos. Total de 2h30min de trilha. Se você for de barco, ele te leva até a Praia do Pouso e a partir dali você vai ter que caminhar pela T11 para chegar. Barcos são proibidos de atracar em Lopes Mendes.

Preserve esse Paraíso

Lembre-se de não deixar lixo pelas trilhas ou pela praia. É importante lembrar que outras pessoas vão passar por ali e animais vivem na região. Sempre guarde tudo na mochila e não leve oque há na por lá. Na alta temporada, infelizmente, muita gente trata a bela natureza da Ilha de Grande como lixo. Ajude a melhorar esse quadro, por favor :]