+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

Praia Vermelha no Rio de Janeiro

Hoje vou falar pra você sobre a Praia Vermelha, na Urca, Rio de Janeiro.

A Praia Vermelha é com certeza uma das melhores praias do Rio. Existem várias razões para dizermos isso. Ali nessa praia você tem muita segurança, águas calmas e limpas, proximidade de um ponto turístico importante, trilha, possibilidade de esportes radicais, uma pista para caminhada, shows, eventos de foodtruck e até mesmo festas.

Vamos falar primeiro sobre a segurança do lugar. Hoje em dia, no Rio de Janeiro, é muito difícil achar um lugar onde você se sinta seguro, onde tenham pouquíssimos assaltos. Enfim, um lugar onde você pode relaxar. A Praia Vermelha é um desses lugares. E, porquê? Simplesmente porque se localiza na praia vermelha a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército está presente no bairro. Frequentemente se vê até mesmo rondas de militares na orla. Outra razão da segurança, é que a Urca só tem uma saída, através da av. Pasteur. Então a fuga fica dificultada.

O mar na Praia Vermelha é beeeem calminho. As águas são praticamente paradas, como em um lago ou lagoa. Isso acontece porque o mar fica em uma pequena enseada, entre o Pão de Açúcar e outro morro do lado oposto. Essa geografia protege a praia do mar aberto. Então é um lugar perfeito para o stand-up, canoagem, relaxar e levar crianças. Elas podem brincar tranquilamente.

O mar da Praia Vermelha também tem a vantagem de ser limpa. Limpa, limpa, não é, pois está em uma metrópole, mas é própria para banho. Apesar de estar na Urca, a praia não está dentro da baía de Guanabara, como fica a praia da Urca por exemplo. É bom dar uma olhada nas condições da água do dia, mas normalmente é tranquilo.

O legal também dessa praia é que fica bem embaixo do Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos mais bonitos da Cidade Maravilhosa. E vou te dizer, o ângulo da vista da Praia Vermelha para o Pão de Açúcar é diferenciado. Vale a pena.

Lá também tem um ótimo lugar para caminhada que é a pista Cláudio Coutinho. Ela fica no canto esquerdo da orla. A entrada é bem ao lado do prédio do exército. A pista é bem longa e conta com bastante vegetação de mata atlântica além de uma vista deslumbrante do mar, Pão de Açúcar e Praia Vermelha. É excelente para caminhar ou correr.

Lá na pista você também encontra o início da trilha para o morro da Urca. Essa trilha é totalmente gratuita, incluindo a chegada lá em cima, com a vista. A trilha é bem ampla e movimentada, então acaba sendo bem seguro nos dois sentidos. Dificilmente tem assalto na trilha ou assidentes pessoais. É muito bem sinalizada, quase impossível se perder.

Há a possibilidade de fazer esportes radicais. Um é a canoagem a partir da praia. Mas o mais emocionante é a escalada. Você pode contratar uma aula ali para escalar uma das pedras da região ou então o próprio costão do Pão de Açúcar. É uma das vistas mais bonitas. Uma panorâmica sensacional, pegando o mar aberto, Niterói e um pedaço de Copacabana.

Pra quem gosta de eventos do tipo com foodtruck, a Praça General Tibúrcio é ótima. Lá acontece esse tipo de evento quase toda semana. Sempre com muitos foodtrucks e barraquinhas oferecendo todo tipo de comidiha, hambúrgueres, cervejas, vinhos, comidas típicas de outros lugares etc.

Além dessas feirinhas, lá sempre tem algum tipo de música ao vivo também. Normalmente eles contratam bandas de rock, jazz, forró etc. Para todos os gostos. Existe um jazz que acontece na orla também direto, quase todo domingo.

E pra quem gosta de festas, na Terra Brasilis, que fica no canto direito da orla, acontecem algumas bem legais. Tem um samba que acontece bem frequentemente lá. A música é de qualidade e o público top.