+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Roteiro de um dia em Santa Teresa: o que fazer e onde comer

Santa Teresa é o bairro mais boêmio e histórico da cidade do Rio de Janeiro, queridinho dos turistas brasileiros e estrangeiros (e é claro, dos locais!). Suas ruas inconfundíveis e o bondinho até mesmo aparecem na animação Rio, da Pixar – bondinho esse que, para a alegria de todos, finalmente voltou a circular! Então você tem mais um motivo para incluir este tradicional bairro carioca no seu itinerário.

Para começar o passeio, acorde bem cedo! Por ser uma área badalada, vai estar sempre cheio de turistas, então se você quiser subir de bondinho, tente chegar pelo menos meia hora antes dele abrir (às 11h) e prepare-se para fila, pois ele tem capacidade para apenas 30 pessoas por vez.

Bondinho de Santa Teresa

Itinerário: Ele parte do Largo da Carioca (perto da estação de metrô Carioca) e vai até o Largo do Curvelo.

Horários: Segunda a Sábado, das 11h às 16h, em intervalos de 20 minutos

Preço: R$ 20

 

Caso você prefira subir de outra forma e descer de bondinho depois, uma opção é usar a famosa Escadaria Selarón. Ela fica a mais ou menos 800m da estação de metrô da Cinelândia, mas caso fique inseguro você pode pegar um táxi até lá. Este lindo ponto turístico e artístico, que é tombado pela prefeitura, foi feito pelo artista chileno Jorge Selarón. Suba devagar os 215 degraus, dando pausas e apreciando os azulejos e escritos de Selarón.

Chegando ao topo, ande mais um pouquinho até o Parque das Ruínas, lugar onde morou Laurinda dos Santos Lobo. Trata-se de um casarão conhecido por ter reunido grandes nomes da sociedade boêmia carioca nos anos 20, como Villa-Lobos e Tarsila do Amaral. O palacete foi salvo do abandono e transformado em um espaço cultural em 1993. A vista do Parque é incrível: você consegue ver os Arcos da Lapa, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e boa parte do Centro da cidade. Então aproveite para tirar muitas fotos!

Parque das Ruínas

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169.

Horários: Terça à Domingo, das 8h às 18h.

Entrada: Gratuita

 

Do ladinho do parque (ou usando uma passagem que tem dentro dele) você vai encontrar o Museu da Chácara do Céu, que vale a visita. Se você gosta de arte, aproveite o acervo de artistas brasileiros como Portinari e artistas europeus como Matisse. Se essa não é muito a sua praia, vale só pelo jardim e a vista que você vai ter dele.

Museu Chácara do Céu

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93.

Horários: Todos os dias (exceto às terças), das 12h às 17h.

Entrada: R$ 2

 

Bateu uma fome? A boa é comer a famosa feijoada do Bar do Mineiro, que fica no Largo dos Guimarães. Se não for fã de feijoada, por ali não faltam opções gastronômicas, como o restaurante Aprazível e o Espírito Santa.

Bar do Mineiro

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 99.

Horários: Terça à domingo, das 11h às 01h.

Restaurante Aprazível

Endereço: Rua Aprazível, 62.

Horários: Todos os dias, das 12h às 23h.

Restaurante Espírito Santa

Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 264.

Horários: Todos os dias, das 12h às 00h.

 

Depois de forra o estômago, aproveite para explorar os arredores. Por ali existem diversos ateliês de arte locais com lindas opções de lembrancinhas artesanais, roupas, acessórios e itens de decoração. Se der sorte, pode acabar vendo um desses artistas confeccionando uma obra!

Depois de explorar um pouco, você pode sentar no Lola Atelier e Café para relaxar e comer uma das deliciosas tortas.

Lola Atelier e Café

Endereço: Rua Santa Cristina, 181.

Horários: Quinta à Domingo, das 11:30h às 19:30h.

Para descer de Santa Teresa de volta para a Lapa, você pode pegar os ônibus das linhas 006, 007 ou 014. Caso já tenha anoitecido, será mais seguro pegar um Táxi ou Uber.