+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Trilha do Costão, Escalada no Pão de Açúcar

O pico do Pão de Açúcar é bastante representativo porque ele é o portão de entrada da cidade do Rio de Janeiro, é um marco histórico, geográfico e turístico. Este destino é obrigatório a quem está de visita ou mora na cidade. Ele possui 396 metros de altura e pode ser escalado por diversas direções, algumas mais fáceis, outras mais difíceis. Não há caminhadas até o cume. A via mais fácil, chama-se Costão do Pão de Açúcar.

A trilha do Costão já começa com uma bela vista da Baía de Guanabara e da cidade de Niterói e aos poucos outras paisagens vão se mostrando. O caminho percorre a face leste da montanha e se inicia no fim da Pista Claudio Coutinho.

A caminhada  é composta por trechos de terra, rampas de pedra e alguns belíssimos mirantes, com um pequeno trecho de escalada. O percurso para chegar ao topo necessita um pouco mais de experiência, portanto é indispensável um guia que também seja montanhista, já que tem uma parte que precisa de cordas. Se você já é experiente em escalar, é apenas um pequeno trecho de 20 metros, considerado escalada de nível básico, você não terá dificuldades.

Não é necessário nenhum conhecimento prévio em montanhismo, apenas muita disposição e força de vontade para encarar a longa subida sobre terreno rochoso e íngreme. Uma grande oportunidade para quem nunca escalou ter um primeiro contato com o esporte.

Após passar a escalada, o percurso continua até atingir o mirante da Pedra Filosofal, que possui uma vista magnífica da Praia de Copacabana, Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos

Ao chegar ao cume, você percebe que todo o esforço valeu a pena,  o local apresenta uma vista magnífica; uma visão em 360º graus da zona sul da cidade: A enseada de Botafogo, o Aterro do Flamengo, o Cristo, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, a Pedra Bonita, Copacabana, Floresta da Tijuca e muito mais de um dos cartões postais mais bonitos do Rio de Janeiro.  

A descida é feita de bondinho até o Morro da Urca trecho que liga as duas montanhas. A partir deste ponto você tem duas opções, descer pela trilha do Morro da Urca ou pelo bondinho até a Praia Vermelha(R$ 25,00 inteira e R$ 12,50 meia).

DCIM104GOPRO

História

Em 1817, a montanhista inglesa Henrietta Carstairs, de 39 anos, tornou-se a primeira pessoa a escalar o costão. Somente em 1912, foi inaugurado o bondinho, depois de pouco mais de três anos de trabalho e do carregamento de 4.000 toneladas de equipamentos e material de construção para o alto dos morros da Urca e do Pão de Açúcar.

Recomendações e informações úteis

  • Evite ir de carro aos finais de semana e feriados, conseguir uma vaga pode ser bem complicado.
  • Evite ir após um dia chuvoso.
  • Use apenas os trajetos planejados, o uso de atalhos danifica a vegetação. .
  • Recolha o lixo produzido. Traga-o de volta e deposite-o nas lixeiras. Ajude a preservar o ambiente.
  • Na descida cuidado com os trechos mais íngremes.
  • Use um tênis adequado e confortável de preferência com solado antiderrapante/anti-Impacto.
  • Durante o trajeto, existe muitos obstáculos como pedras, galhos e raízes, mantenha-se alerta.
  • Evite subir ou descer muito tarde, ou próximo do anoitecer, a falta de visibilidade pode facilitar a ocorrência de um acidente.
  • Use roupas resistentes e confortáveis

O que levar?

Levar no mínimo 1,5LT de água na mochila é sempre necessário. Colocar umas frutas, barras de cereais, até mesmo sandubas, protetor solar, óculos, câmera. Recomenda-se estar bem alimentado antes de iniciar a trilha. Lembre-se de levar boné e repelente contra insetos.

Equipamentos de segurança necessários

Cordas, Cadeirinhas, Capacete e Mosquetões.

Nível de Dificuldade

Médio/Pesado.

Duração

Aproximadamente 3h30.