+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Venha conhecer o Marcanã, o Templo do Futebol.

Hoje eu vou falar para você sobre o lendário Estádio do Maracanã.

O estádio Jornalista Mário Filho foi inaugurado em 24 de junho de 1950 Por Miguel Feldman E foi remodelado entre 2010 e 2013 para abrigar a Copa do Mundo em 2014 no Brasil. O nome  a partir de 1960, Mário Filho, é em homenagem ao jornalista do Jornal dos Sports. O estádio recebeu seis copas sul-americanas, 12 copas Libertadores Mundial de Clubes, 1 jogos americanos, Jogos olímpicos e Paraolímpicos em 2016, Uma Copa das Confederações,  duas copas do mundo (1950 e 2014) E muitos outros eventos, desde shows musicais até eventos beneficente.

O estádio é palco desde sempre dos clássicos entre os melhores times cariocas,  dentre eles Flamengo Botafogo Vasco e Fluminense. os maiores craques desses times e de outros times brasileiros estiveram sempre presente no estágio.

O estádio passou por modificações e teve sua capacidade de público alterada com o tempo.  no começo Até recentemente, era um dos estádios onde mais Cadê a gente no mundo. a capacidade máxima Era cerca de 200 mil pessoas,  praticamente a população de uma cidade média toda dentro de um estádio. Para Copa do Mundo de 2014 a FIFA fez exigências e o estádio foi modificado diminuindo substancialmente sua capacidade,  por motivos de segurança dentre outros. Hoje é capacidade é de 80 mil pessoas.

Foto en la entrada de MAracanã durante o City tour Cristo Redentor
City Tour Rio de Janeiro – Maracanã

o estádio era famoso pela  chamada geral, que era parte mais próxima do Campo e onde as pessoas pagavam para ficar em pé.  era muita gente colada uma na outra vibrando pelo seu time.

Um dos momentos mais marcantes e memoráveis do Maracanã foi chamado Maracanazzo,  na Copa do Mundo de 1950. afinal foi entre Uruguai e Brasil no estágio, e todos estavam muito confiante na equipe brasileira,  mais de 173000 pessoas pagaram ingresso para assistir o jogo. o público representava na época cerca de 10% da população do Rio de Janeiro,  Imagine só. mas infelizmente para os brasileiros O Uruguai ganhou por um gol de diferença deixando todos atônitos e o estágio em completo e em  ensurdecedor silêncio.

O autor do gol foi o uruguaio Alcides dias,  que fez o segundo gol do Uruguai fechando o placar em 2 a 1.  dizem que Apenas três pessoas conseguiram fazer o Maracanã ficar em silêncio,  Frank Sinatra quando veio cantar no Brasil, o Papa, e o jogador uruguaio.

podemos também citar outro momento histórico do estágio quando Pelé chegou a marca de 1000 gols batendo pênalti contra a equipe do Vasco da Gama.  na ocasião o Pelé jogava pela equipe do Santos. Ao fazer o gol os jornalistas e o público invadiram o campo interrompendo a partida. Pelé muito emocionado disse quê salvasse as criancinhas.  um momento de consagração do esportista, de muita emoção e Vitória no esporte.

Outro fato memorável da história do Maracanã foi velório de Garrincha em 1983.  Garrincha era chamado de alegria do Povo, pois fazia um verdadeiro espetáculo que todos queriam ver com os seus dribles desconcertantes e muitas vezes até humilhantes para o adversário.  era um show à parte. muitos consideram Garrincha uma espécie de alma do futebol, um atleta que incorporava o esporte e transformava dribles em pura poesia.