+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

Igreja da Penha Rio de Janeiro

Com uma grande infra-estrutura, a Basílica Santuário da Penha tem sido sempre melhorada para o acolhimento dos Romeiros. Ela fica em uma área verde muito bonita e tem ótimo acesso. Você pode chegar lá através da Av. Brasil, Linha Amarela ou Linha Vermelha. Além da igreja, o complexo conta com lanchonete, banheiros, bebedouro etc.

A Basílica da Penha é conhecida por estar bem no alto e ser acessada por uma enorme escadaria de 382 degraus. Para quem não tem condições de subir tudo isso a pé, existe um bondinho moderno que consegue carregar 500 pessoas por hora.

A igreja fica no topo do penhasco, com uma vista incrível do Rio de Janeiro, principalmente da zona norte. Existe uma lojinha que vende artigos ligados a Nossa Senhora da Penha, dentro outros também religiosos. Também há uma área usada para eventos culturaus, que é uma concha acústica. Cabem até 30 mil pessoas lá. Quem vem de carro ou de ônibus em grupo, conta com um estacionamento amplo.

Outras Igrejas no Rio além da Igreja da Penha

O Rio de Janeiro já foi capital do império do Brasil. Logo é uma cidade com muitos museus e igrejas. Caso você queira dicas de igrejas importantes da cidade Maravilhosa, veja aqui. Agora, se o seu interesse é mais por museus, veja essas dicas aqui.

Vale a pena visitar a Sala dos Milagres, a Exposição de quadros de Nossa Senhora e o Museu da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha. Esses estão abertos aos domingos de festa. A entrada é grátis.

A Escadaria da Igreja da Penha

Em 1817 um casal subia a pedra. Sra. Maria Barbosa, a esposa, falou com o marido que iria pedir à Nossa Senhora da Penha que intercedesse para que eles tivessem um filho. Já eram casados há algum tempo, mas não tinham filhos.

Ela pediu e prometeu que se o pedido fosse atendido, esculpiria uma escadaria para que os devotos acessassem o santuário. Logo no ano seguinte, veio o filho. E a escadaria foi feita posteriormente. Ela foi esculpida no granito duro. 382 degraus.

Dica: Se você gosta de passeios culturais, vale muito a pena fazer o Free Walker Tour no centro do Rio. É um passeio a pé com guias que conhecem muito de história. Veja mais aqui.