+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Saiba tudo sobre a famosa Pedra do Sal!

Hoje vou te falar sobre a famosa e badalada Pedra do Sal.

Mas antes, vou te dar uma dica. Caso você queira conhecer a Praça Mauá e parte do centro da cidade,  a melhor opção é o passeio de bicicleta da S2Rio. Nele você vai pedalar pelas ruas,  praças, igrejas, prédios históricos e zona portuária do Centro, além de localidades na Zona Sul. Uma ótima oportunidade de conhecer o Rio de perto! Mais informações aqui.

Sobre a Pedra do Sal

A localização da Pedra do Sal é no Largo João da Baiana,  bem no bairro da Saúde, e a estrutura é basicamente essa grande pedra com uma escadaria Talhada,  no início do Morro da Conceição. O local foi tombado em 1984 pelo Patrimônio Histórico, e também é conhecido como “Pequena África“, devido a população negra que habitou a área. Essa região denominada de “Pequena África” se estendia do entorno da Praça Mauá até a Cidade Nova. Por ali haviam quilombos e terreiros de candomblé.

O sal, que há tempos atrás era usado como moeda, era escoado naquela região. Fica próximo a Praça Mauá e o cais do porto. O nome “Pedra do Sal“, se deu por causa dessa atividade. O lugar histórico também é conhecido por ser parte da história do Samba e por ter sido ponto de venda de escravos que vinham nos navios Negreiros. Os primeiros sambistas da região eram estivadores que trabalhavam por conta do sal que chegava nos navios.

Hoje em dia é considerado uma das melhores rodas de samba da cidade.  O local é considerado o berço do samba carioca. atrai sambistas que buscam ali inspiração para criar novas músicas e divertir a população e turistas.

A Pedra do Sal fica no centro da cidade e se tornou um destino certo,  principalmente às segundas-feiras, para os trabalhadores da região, que normalmente saem direto da empresa para curtir um bom samba e tomar aquela cervejinha. As segundas e sextas são com certeza os melhores dias para se frequentar o lugar, você vai ouvir clássicos nacionais e até mesmo composições dos sambistas atuais.

Os melhores programas cariocas normalmente envolvem algum tipo de improviso, no caso da Pedra do Sal, o legal é que a grande pedra que tem ali vira basicamente uma arquibancada,  onde todos se sentam para tomar uma cerveja baratinha, conversar com os amigos, ouvir música de qualidade, e curtir um ambiente aberto, diferenciado, e que recebe pessoas do mundo inteiro. Sempre um ótima oportunidade para praticar o inglês ou até mesmo o carioquês.

Uma das vantagens da Pedra do Sal é que tudo é bem baratinho por lá,  pois há muitos ambulantes que tem no evento que acontece na segunda-feira uma ótima oportunidade de garantir um dinheiro extra. Os bares não são careiros e vendem cervejas diferentes.

Alguns eventos tem acontecido por ali devido a revitalização da Zona Portuária. Um deles é o baile de black music, que rola todo segundo sábado do mês. É de graça!

Tanto a roda de samba da Pedra do Sal, que acontece às segundas-feiras, e o samba de lei, que acontece às sextas, começam a partir das 19h  e terminam por volta da meia-noite. Ou seja, começa cedo e termina cedo. Basicamente um happy hour!

Nesses dois dias a vibe é ótima. O público canta as músicas junto com os grupos de samba. É um ambiente muito positivo e culturalmente riquíssimo! Nas sextas  o lugar pode ficar muito lotado, o que incomoda algumas pessoas, apesar de ser visto como uma qualidade para outras. Se você não quer muito tumulto, o dia certo é a segunda!

Para chegar lá é muito fácil, basta ir pela Rua Sacadura Cabral na Gamboa e virar na Rua Argemiro Bulcão, logo depois do Largo de São Francisco da Prainha.