+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

Segurança no Rio de Janeiro, 7 Dicas para te ajudar!

Infelizmente no Rio e na maioria das grandes cidades o risco de assaltos e furtos é real, o que faz com que precisemos tomar algumas medidas para evitar esses problemas.




Eu sou Carioca, vivo no Rio a 28 anos, moro em Copacabana a 10 anos (desde 2006), saio sozinho durante o dia e à noite, geralmente sozinho, muitas vezes a pé e outras de transporte público, nunca havendo acontecido problemas relacionados a segurança comigo. O que eu faço é seguir as dicas a baixo =]

1) Não demonstre que tem dinheiro.

doleira

  • Guarde seu dinheiro e documentos em uma doleira
  • Não mexa em grandes quantidades de dinheiro em público




Ande com uma ou duas notas de R$20,00 de fácil acesso, assim na grande maioria das vezes que precisar pagar algo, não será necessário mexer em grandes valores.

2) Não ande com objetos de valor.

relogio-chama-atencao

Evite andar com objetos de valor à mostra, eles chamam atenção e podem te transformar em um alvo de alguém mal intencionado. Alguns objetos que recomendamos que se evite:

  • Relógios de pulso
  • Cordões
  • Pulseiras
  • Brincos




3) Use roupas e bolsas que dificultem o acesso à seus pertences.

ziper-bolso

A grande maioria dos assaltos e furtos no Rio de Janeiro são praticados por indivíduos “dão o bote” e saem correndo ou pegam sem que você perceba. Assim, se o bolso da sua roupa ou sua bolsa de mão tiver alguma forma de fechar e dificultar o acesso, aumentará bastante sua segurança.




Para mochilas, em locais de grande quantidade de pessoas como metrôs e ônibus ou até mesmo elevadores, é recomendado mantê-la na parte da frente do corpo. Dessa forma ninguém consegue mexer nela sem que você veja.

4) Confirme o preço de tudo que for comprar.

doublecheck

Infelizmente é normal encontrar vendedores que tentam “passar a perna”. Então vale a pena sempre confirmar verbalmente tanto o valor cobrado quanto o que você está entregando para o pagamento para que ele não use a tática do “você entendeu errado”. Não deixe de conferir a nota fiscal e o troco.




S2 Dica: Pergunte se tem troco para o valor que está entregando, assim a pessoa fica sabendo que você está atento aos valores (por exemplo: “tem troco pra 50?”)

5) Cuidados nos Transportes.

onibus-dicas-de-seguranca

5.1) UBER

É o Transporte que mais recomendo, devido ao melhor preço, atendimento e possível qualificação dos motoristas. Dificilmente há problemas e o único problema é que as vezes o motorista não conhece bem a rota e ficamos na dependência do GPS. Porém isso acontece com táxis também.

5.2) Táxis

Tente usar aplicativos para chamar táxis ou pegar em pontos fixos de rua, assim se algo der errado, fica mais fácil denunciar/ rastrear.

De preferência, use algum aplicativo de rota, para “fiscalizar” o caminho que o taxista está tomando. Waze ou o próprio Google Maps são exemplos.




5.3) – Ônibus

Procure sentar na parte da frente do ônibus, próximo ao motorista, prefira as cadeiras próximas ao corredor e não da janela, caso esteja sentado ao lado da janela, cuidado ao manusear celular, câmera e etc.

6) Andando na rua à noite

rua a noite

Procure saber se as ruas até o destino são movimentadas. Caso negativo estude a possibilidade de pegar um TÁXI ou UBER




7) Bares, Discotecas, Baladas, Boates

cuidado-nos-bares

O básico na hora que estamos nesses ambientes é tomar cuidado com nossos copos, para que ninguém ponha nada dentro sem que vejamos, esse é um cuidado que temos que ter não só no Rio, mas em qualquer lugar, sabemos que é algo que a maioria das pessoas já tem em mente, mas achamos que seria bom lembrar, afinal o Rio é uma Cidade muito festeira.

São essas as regras de segurança que eu sigo, espero que sejam úteis a vocês =]

Ah, e para saber quais as praias mais seguras do Rio, veja nesse link. Para você não esquentar a cabeça na sua viagem!




Aviso da S2RIO:

Nossos passeios no Rio de Janeiro são pensados e organizados para que os turistas tenham um alto nível de segurança, então é uma preocupação a menos para sua viagem, imagine fazer um City Tour pelo Rio de Janeiro sem se preocupar com esses detalhes, além do mais se você não sabe o que fazer no rio de janeiro, esperamos que ao menos essa postagem seja útil para segurança de todos =]