+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

A Caribenha Ilha de Cataguases Angra dos Reis

Nesse artigo vamos te falar tudo sobre a Ilha de Cataguases, no arquipélago de Angra.

Navegue pelos links abaixo:

  1. Oque fazer
  2. Quando ir
  3. Onde ficar

 

A Ilha de Cataguases é certamente a mais paradisíaca do arquipélago de Angra dos Reis. Com um aspecto verdadeiramente caribenho, a ilha, entre das demais da região, é a que fica mais perto de Angra, ou seja do continente. Ela fica muito próxima a cidade, mas parece estar isolada. Só é possível acessá-la de barco particular ou alugado.

As águas ali são limpas, claras e de coloração mista, azul e verde. Cataguases tem uma areia que vai entrando aos poucos no mar. Oque é um aspecto especial, pois dá a impressão de que você pode ir andando pela água até longe. É como uma piscina integrada ao mar. Quer algo mais caribenho do que isso? :]

É um lugar prefeito para levar crianças, pois a ilha é pequena, o mar calmíssimo, e raso. É um lugar sem risco de perder a criança ou se preocupar com ondas ou correntes. Sem dor de cabeça. É ideal para quem quer mergulhar, ver peixes e talvez tartarugas. Há vários corais lindíssimos por ali. Oque só melhora as coisas.

Os casais adoram tirar fotos nas águas da ilha de Cataguases. É o cenário perfeito para aquela fotografia especial que vai ficar marcada na sua memória e do seu companheiro/a. Inclusive fotos sub-aquáticas, pois a água é transparente.

A areia lá é branquinha, bem fina e suave. Andar nas areias de Cataguases é uma experiência incrível. Você se sente dono da pequena ilha em alguns momentos. :]

A estrela da vegetação da ilha são as pitangueiras, que aliás, tem um fruto bem gostoso. Há um intervalo nos dois espaços de mata da ilha, oque faz ser extremamente fácil ir de um lado ao outro em um instânte. E a ligação é por areia mesmo, não por pedra. Chega a ser difícil descrever quão perfeita é essa ilha. Em todos os sentidos!

Oque fazer

Sente e relaxe, pegue um sol e dê um mergulho. Se você quiser, consegue contornar a ilha rapidamente, mas grande parte tem que ser a nado. A vista para a Baía de Ilha Grande e para a Ilha do Peregrino fazem a coisa ficar ainda mais especial.

A prática de snorkel é perfeita ali. Seja para nadar nas águas rasas ou ir até os corais. Imagina, ali você tem grandes chances, mesmo não sendo um bom mergulhador, de ver tartarugas e peixes de várias cores passeando sobre o coral.

Quando ir

O ideal é sempre fugir do tumulto. Se conseguir ir durante a semana, fora de feriados e férias escolares, sempre vai encontrar o paraíso mais limpo e vazio. Por vezes você vai encontrar o local cheio de escunas, lanchas e muitos turistas. Recomendamos o passeio Super Ilha, de lancha, que saberá te levar pra lá no melhor momento. Além de te apresentar outras praias e ilhas do arquipélago e da Ilha Grande. Mais informações aqui.

Onde ficar

Para fazer o passeio para Cataguases, o melhor é ficar na cidade de Angra dos Reis, ou então sair do Rio em um bate e volta. O Super Ilha te leva da capital até Angra de van e volta no mesmo dia. Tudo no maior conforto e acompanhado de um guia experiente.