+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Os encantos da Lagoa Azul Ilha Grande

A Lagoa Azul é um lugar fantástico! É basicamente uma piscina natural. O fundo é de areia, mas há algumas rochas também. A água é azul esverdeada e bem clara. O local, que fica na região da Freguesia de Santana, onde há uma igreja. Fica entre duas pequenas ilhas e uma pequena península. Junto as ilhas Comprida e Redonda, se localiza próxima a Ilha dos Macacos, que é o ponto mais próximo de Angrados Reis, ou seja, do continente. Um ambiente super tranquilo para nadar, sem ondas ou correntes fortes. Uma área perfeita para contemplar a natureza.

Porque Lagoa Azul?

O apelido foi dado por causa do clássico filme que passava no programa Sessão da Tarde da Rede Globo. A obra foi estrelada pela bela atriz americana Brooke Shieldes e pelo ator Christopher Atkins. Se passa em uma ilha deserta onde dois jovens vivem um romance. Certamente marcou uma geração.

Dica:

Uma ótima forma de chegar lá é com o passeio Super Ilha. Nesse passeio você irá com uma lancha super rápida até o local, além de conhecer outras praias e ter um almoço bem gostoso. Mais informações aqui.

Arredores

Além de ser de beleza incomparável, paradisíaca, a Lagoa Azul fica bem próxima de praias sensacionais como Praia da Baleia, Maguariqueçaba, Sítio Forte, Araça, Enseada do Bananal, Freguesia, Grumixama, Japariz e Praia da Baleia.

Peixinhos

O peixe abdufdef, ou mais conhecido por “sargentinho” é abundante por ali. Eles inclusive são tranquilos, não tem medo do contato com os turistas, pois não há pesca. Logo ele se sente a vontade para ficar próximo das pessoas e aparecer nas inúmeras fotos de baixo da água que são tiradas e postadas nas redes sociais :]

Como chegar

A única forma de chegar na Lagoa Azul é através de barco. Não há acesso por terra. Ou seja, mesmo que você vá por trilha até um ponto próximo, para chegar ali terá que pegar um transporte marítimo. Você pode contratar um passeio com uma empresa que tenha uma lancha, escuna ou traineira. Esses passeios saem a partir de diversas praias de Ilha Grande.  

Como curtir?

É certamente um dos pontos mais badalados, senão o mais procurado de Ilha Grande. Os barcos ancoram por ali e os turistas nadam livremente pela piscina natural. Uma ótima ideia é levar equipamento para snorkel e boias para curtir o local. Normalmente esses objetos são fornecidos pelas empresas de turísmo que passam por lá.

Não entre numa fria

É importante planejar bem a época escolhida para o passeio, pois no verão, alta temporada, o local pode ficar lotado de barcos como lanchas e escunas grandes, com muitos turistas. Muitas vezes os visitantes botam som alto, oque pode prejudicar a experiência. Entre 10h e 12h é o melhor horário, quando fica mais vazio.

Preserve esse Paraíso

Uma das vantagens da Lago Azul é que ela está em uma área de preservação ambiental. Dessa forma, dificilmente você vê alguém jogando lixo ou poluindo o lugar. Isso garante que a natureza seja abundante nas ilhas e que a água seja limpinha e transparente. Lembrando também que é proibido tirar qualquer coisa dali. Pedras, conchas, é importante deixar esse paraíso intacto. Se for um animal como uma estrela do mar ou tartaruga, essa regra é ainda mais importante. Não perturbe eles para tirar foto, por exemplo, eles podem ficar assustados. Se você ver algum lixo por lá ou alguém descumprindo as regras ambientais, por favor, não exite em limpar ou dizer algo. :]