+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

A INCRÍVEL Escadaria Selarón no Rio de Janeiro


A Escadaria Selarón tem se tornado um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro.

Lá você vai encontrar centenas e centenas de azulejos, cada um diferente do outro.

Eles foram criados pelo artista Jorge Selarón, que desenvolveu a escadaria, e muitos foram dados de presente a ele, de pessoas de todo canto do mundo.

——————–




O que há nos ladrilhos da Escadaria Selarón?

Você vai perceber lá que os ladrilhos representam culturas e lugares diferentes do mundo.

Seja homenageando um país ou algum elemento de um povo. É um mais lindo que o outro.

Pra quem tem bom gosto para o design e as artes, é um verdadeiro deleite. Único problema é que você tem que se esforçar um pouco para subir e descer os degraus. São muitos… rs Tem que estar preparado/a.

Onde fica a Escadaria Selarón?

Entre a Lapa e Santa Teresa, R. Joaquim Silva, S/N, está a Escadaria Selarón. Traga câmera ou celular e registre seus ladrilhos preferidos!

Bairro da Lapa:

Bairro de Santa Teresa:

Passeios que passam pela Escadaria Selarón

O City Tour no Rio de Janeiro e o Passeio Lapa e Santa Teresa passam pela Selarón. Para ver esses passeios, veja aqui e aqui.

Algo que não dá pra deixar de conhecer no Rio, caso você goste de história são os arcos da Lapa. Veja sobre ele aqui.




Ladrilhos da Escadaria Selarón por categoria

Se quiser ver os ladrilhos divididos por categorias, navegue nos links abaixo:
Os gatos da Escadaria Selaron

Países da Escadaria Selaron

Azulejos em Alto Relevo na Escadaria Selaron

Os cães da Escadaria Selaron

As imagens da grávida da Escadaria Selaron

As Referências sobre Navegação da Escadaria Selaron

Quais aves há na Escadaria Selarón?

Os Times de Futebol da Escadaria Selaron




Abaixo azulejos que selecionamos para você ver. Os mais bonitos! :]

Há muitos ladrilhos em alto relevo. E alguns são até bem complexos, verdadeiras obras de arte, retratando até mesmo cidades e cenários incríveis.

Olha que palmeira bonitinha. Aliás, existe muita natureza ilustrada na Escadaria Selarón. Tem uma pegada muito parecida, conceitualmente com quadros da idade média, muitas retratações de paisagens naturais.

Olha esse que interessante, parece uma réplica de um sítio arqueológico da pré história, onde os homens faziam desenhos nas paredes das cavernas.

Olha o alto relevo dessa, brilhante né? Esses de alto relevo são os que mais me chamam a atenção. Esse, especificamente, uma ótima ideia… rs

Esse, por exemplo, além da retratação de uma paisagem natural, com animais, tem uma “moldura” muito especial. Daria um ótimo prato rs

——————–




—————————-

Pra quem gosta de gatos, esse é incrível né. Esse desenho traz uma paz… Muito curioso!

Para os amantes do futebol, temos o escudo de vários clubes lá na escadaria. Times europeus, americanos são os mais retratados.

Esse ai parece uma daquelas imagens da Roma antiga, do Império romano ou então da Grécia antiga. Um homem barbado, talvez um filósofo… rs

Essa com certeza deve ser a representação de alguma deusa do mundo antigo, uma mistura do ser humano com um pássaro. Quem sabe que referência é essa??

Esse peixe é tão perfeito que dá vontade de levar pra frigideira e depois pro prato. Com um limãozinho é uma beleza rs.

Lá você encontra muitas formas simétricas assim. Deve ser ótimo para usar na decoração de uma parede ou na harmonização de um jardim.

—————————-




————————

Essa é uma das representações de lugares do mundo na escadaria, são várias e várias. Essa mostra uma torre em Praga, República Tcheca.

E esse? Parece até um desenho de criança. Um bem bonito, que vai orgulhar os pais :]

Esse é um dos mais belos e também mais bizarros de lá, não é verdade? 2 é bom, mas 3?? Ai já pode ser demais rsrs

Olha que coração maravilhoso. Com cores diferentes, de repente, um coração que aceita todo tipo de gente, cada um com sua diferença e personalidade.

Isso, pelo que tudo indica, parece uma cena bíblica ou da Grécia antiga. Quem ai bom em história ou teologia para nos dizer o que é??

Olé! Você já viu uma tourada na Espanha? Deve ser bem interessante né? O momento mais emocionante, quando o toureiro dá um “olé” no boi. E você, torce pro toureiro ou pro boi? rs

Barcelona, considerada a cidade mais bem preservada do mundo. Absorva todo o charme da cultura espanhola homenageada na escadaria brasileira feita por um chileno.

São Francisco de Assis. Franciscanos ao redor do mundo, venham ver essa linda imagem.

Que tal comer uma bela pizza em Roma e depois visitar a torre de Pisa na cidade de Pisa? Deve ser um programão! Mas se estiver no Rio, pode observá-la nesse ladrilho.

Olha que flores incríveis! Muito bem desenhadas, não é mesmo? As cores, o formato. Poderia ficar olhando para elas por algum tempo.

——————-




——————-

Muitas vezes você vai encontrar desenhos que estão em mais de um degrau da escadaria, como esse a cima. Olha que bacana, o amor entre duas pessoas. Estão esperando um filho.

Vocé já foi a Austrália? Olha que cena LINDA de um canguru indo em direção ao Horizonte. Emocionante isso ai!

E do nada, aparece um cachimbo saindo das paredes da Escadaria Selarón. Por essa você não esperava né? rs

OLHA ESSAS BORBOLETAS! E tão belas quanto elas, são as outras pinturas ao redor, que servem de harmonização. O legal da escadaria é que dá pra apreciar o ladrilhos individualmente, ou a composição mais aberta, a mistura entre elas.

—————–




Olha o moldura desse leão. Que belo… A Escadaria Selarón é uma inspiração para a decoração de sua casa, escritório, biblioteca, jardim etc. Um arquiteto ou designer de interiores deve ficar louco vendo essas coisas!

A famosa Golden Gate Bridge em São Francisco. Muitas cidades e países ao redor do mundo são lembradas por Selarón. Lembradas e muitas vezes foram entregues de presente para o artista também.

Alcatraz, para quem não sabe, é uma prisão que tem em São Francisco. É uma prisão antiga, histórica, e fica no meio de um Rio, próximo a Golden Gate Bridge.

Gente, não se esqueçam de treinar o carioquês quando vierem para o Rio. Temos uma lista das principais expressões aqui.

Essa grávida aparece inúmeras vezes na escadaria, é um símbolo recorrente no trabalho do chileno, Jorge Selarón. Trata-se de uma referência a história pessoal do artista, mas que ele nunca explicou muito bem o que aconteceu.

Nessa composição, vemos a famosa grávida com o rosto do artista e uma cruz na mão. Muitas simbologias. Quem se arrisca a tentar descrever? :]




A descrição da obra de arte. Além de descrições e texto, há homenagens em escrito para artistas e personalidades que passaram de alguma forma na vida de Selarón.

Há muitas referências a navegação na escadaria, principalmente portuguesa, das grandes navegações. Aquelas caravelas impressionantes, normalmente acompanhadas pela cruz de malta.

Se você gosta de cultura portuguesa e literátia, não deixe de visitar o Real Gabinte Português de Leitura. Veja sobre ele aqui. Fica bem próximo a escadaria, dá pra ir a pé.

————————-




———————–

Os animais da Austrália. Muitos deles foram vítimas das queimadas em 2020 :'[

Você já pensou em visitar esse maravilhoso país?

Ah, a Grécia e sua arquitetura incomparável, em um cenário deslumbrante. Não poderia faltar a homenagem a esse maravilhoso lugar na Escadaria Selarón, né?

A a Islândia? Taí um país que deve ser bem interessante conhecer… Deve ser bem frio, agora, a beleza natural lá deve ser exuberante…

Outro ponto interessante de se conhecer no centro, pra quem gosta de pintura e arte urbana, é o Grafite do Eduardo Kobra no Boulevard Olímpico. Veja sobre aqui. Recomendamos.

Boca Juniors, um dos times mais fortes da América Latina. Sempre um grande rival dos brasileiros na competições internacionais.

Flamengo

A maior torcida do mundo é do rubro negro carioca. O Flamengo, de Zico e Júnior, sempre constando como um dos maiores do mundo.

Vasco da Gama

O Vasco é um tipo que faz parte da história do Brasil. Principalmente o vinculo entre Brasil e Portugal. Um grande clube, cheio de história e glórias.

Famoso Real Madrid. Um invejável clube que ganhou inúmeros campeonatos espanhóis, europeus e mundiais. Um dos melhores times do mundo.