+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Gírias cariocas

hoje eu vou te falar sobre as gírias cariocas mais usadas

 

todo mundo sabe que o rio é um polo de criação de Cultura,  Talvez o mais importante do Brasil, principalmente a cultura que exportamos.  é mais ou menos como se fosse uma vitrine brasileira, sem querer desmerecer todas as riquíssimas culturas dos outros estados do Brasil.  mas o mundo está de olho no Rio, até por conta dos Jogos Olímpicos e copa do mundo que foram realizados na cidade. o Rio, mais do que nunca,  está na moda no mundo inteiro. Todo mundo quer ser carioca.

e quais são as gírias mais usadas pelos cariocas?  vamos falar sobre algumas delas 😉

 

0800

0800 nada mais é do que algo de graça.  normalmente se pergunta se por exemplo uma festa vai ser 0800  ou se ela é paga. 0800 é referente qual prefixo telefônico que indica que a ligação é gratuita.

 

Dá uma moral aê

dá uma moral ou dá uma moralzinha aí é usado quando você pede há um amigo para te pagar alguma coisa porque você tá sem grana ou esqueceu o dinheiro.  então muitas vezes você pede uma moralzinha dos amigos para aquela cervejinha. e não precisa ser o valor inteiro, se faltou r$ 2 na tua conta por exemplo,  você pode pedir uma moral de quem tá no barzinho contigo. também pode ser usado para alguma pequena ajuda, Como dar um pouquinho de cerveja no copo do amigo.

 

Fala tu

Fala tu é simplesmente algo como:  E aí, o que você tem de novidade para me contar.  Ou então simplesmente um comprimento para iniciar uma conversa,  do tipo: oi tudo bem.

 

Caraca

caraca é usado quando você fica impressionado com alguma coisa.  muitas vezes se fala: Caraca meu irmão. ou então quando você por exemplo esqueceu alguma coisa em casa,  meio que em um ar de lamentação: caraca, que tal coisa… ou de outras formas como caraca, dei muito mole.

 

dar mole

Tu deu mole significa que você perdeu uma oportunidade  fácil de conseguir. normalmente é usado quando a pessoa fica meio irritada com a outra por ela ter deixado de fazer algo que ela julgava importante. dar mole também significa dar condições para o flerte:  essa mina tá te dando mole.