+55 21 974 007 232
+55 21 974 007 232

A Questão Christie

Hoje vou falar para você sobre a questão Christie

 

você gosta de história do Brasil?  então vai adorar essa. a questão Christie é um daqueles episódios na história nacional que nos dá orgulho de ser brasileiro,  Pois foi um conflito internacional onde nosso país saiu vitorioso através da diplomacia e inteligência, evitando um problema que poderia se tornar até mesmo  violento com a Inglaterra.

 

Nessa ocasião o Brasil quase entrou em guerra com o império britânico. O ano era de 1861,  durante o segundo reinado, que foi de Dom Pedro Segundo. Hey muito querido pela população e que proporcionou o maior período de estabilidade político e econômica da nossa história como país.

 

O navio britânico Prince of wales saiu das costas em direção A Buenos Aires. Esse navio encalhou na Costa do  que é hoje por estado do Rio Grande do Sul. os marinheiros saíram do barco E foram pedir ajuda na província. Como navio ficou exposto sem os tripulantes,  brasileiros da região acabaram por saquear-lo, alegando que o mesmo estava abandonado. Perante tal fato o embaixador em britânico william dougal christie Exigiu que o Império Brasileiro desce uma indenização aos ingleses e um pedido formal de desculpas. Dom Pedro respondeu não a exigência,  pois entendeu que isso não era culpa do império como instituição, mas de pessoas comuns.

Pouco tempo depois houve um incidente no Rio de Janeiro onde dois marinheiros brasileiros entraram em conflito físico com físico com dois marinheiros Ingleses por causa da disputa de mulheres que é almejavam. Os marinheiros Ingleses foram detidos e o ministro relações exteriores brasileiro enviou Um pedido a William Christie que os marinheiros fossem julgados  pelas autoridades brasileiras segundo as leis brasileiras. Embaixador Crush negou o pedido alegando que segundo as leis britânicas eles deveriam ser julgados na Inglaterra mesmo. Secret teve uma postura ainda mais agressivo, disse que além de fazer o julgamento na Inglaterra, Dom Pedro Segundo deveria pagar a indenização com relação ao primeiro episódio E queria aprender os brasileiros que estavam envolvidos na Bíblia e demite os policiais que efetuar a prisão dos Marinheiros ingleses. Além disso,  página, Ele ameaçou cercar a Baía de Guanabara com a Marinha britânica, em uma clara ameaça de guerra. Lembrando que a marinha britânica naquela época era a mais poderosa do mundo. Aliás foi a Marinha britânica que ajudou com que as Caravelas que trouxeram a família real brasileira chegassem são e salvas no Brasil, escoltando-as.

 

De forma mais surpreendente ainda,  imperador Dom Pedro Segundo respondeu Embaixador dizendo que se eles quisessem cumprir com as ameaças,  o Brasil estaria pronto para a guerra. Alguns historiadores Dizem que o império britânico ficou assustado com a reação brasileira,  primeiro momento foi considerado uma espécie de audácia, mas tinha respaldo na força da marinha brasileira era considerada a segunda mais forte do mundo.  e além disso, outros países poderiam dar razão a Dom Pedro Segundo pelo ocorrido e defende-lo militarmente. o que seria bem complicado e Custoso para o  Império britânico.

 

Os ingleses ameaçaram bombardear uma cidade do Rio Grande do Sul, E postei posteriormenteUma esquadra de guerra britânica aprendeu Cinco brasileiros navios que estavam localizados na Baía de Guanabara próxima a capital Rio de Janeiro.Para liberação dos navios eles exigiram indenização de duas mil libras esterlinas. O governo brasileiro não se submeteu a vontade dos britânicos e pediu indenização pelo caso com  a frota militar inglesa além além de um pedido formal de desculpas Pois os britânicos avião violado o território nacional brasileiro. o Reino Unido não aceitou, então Dom Pedro Segundo rompeu todas ligações diplomáticas com eles. a relação dos dois impérios já estavam estremecido pelo contínuo tráfico de escravos.

 

Antes que houvesse uma guerra o rei Leopoldo da Bélgica se dispôs a  mediar o conflito e a apaziguar os animos. Antes mesmo da decisão de Leopoldo,  Império Brasileiro resolveu pagar a indenização dos britânicos, alegando quero uma forma demonstrar que não se preocupavam com dinheiro em si,  mas com a razão sobre o caso que consideravam como violação Escritório Nacional. Não Pedro Segundo fez isso pois achou que Leopoldo daria caso favorável aos ingleses pela próxima relação parental com a rainha da Inglaterra.

 

Em junho de 1863,  contrariando as expectativas de Dom Pedro Segundo, O rei Leopoldo mediador do conflito deu parecer favorável ao império do Brasil! Em 1865 A Rainha Vitória pediu formalmente desculpas ao Império Brasileiro.  uma grande Vitória para o nosso país, feita a partir da diplomacia vigente na época, evitando uma guerra Sangrenta e traumática para os dois países.