+55 21 967 648 998
+55 21 967 648 998

Você conhece o Palácio de Cristal em Petrópolis?

Hoje eu vou te falar sobre o Palácio de Cristal em Petrópolis

 

o Palácio de Cristal fica na cidade Imperial de Petrópolis,  O que é a cidade onde a família real escolheu para ter sua casa de Veraneio.  é uma cidade em média 5 graus mais fria do que a capital Rio de Janeiro, e teve Ampla colonização alemã,  o que pode ser percebido claramente na arquitetura região.

agora vamos falar sobre o Palácio de Cristal. O Magnífico Palácio É um dos principais pontos turísticos da cidade e também é o local onde acontece a bauernfest,  uma das atrações que mais traz turistas, principalmente do Rio de Janeiro, para lá.

 

Inaugurado em 1884,  ainda durante o segundo império  brasileiro, de Dom Pedro Segundo, O prédio tinha a finalidade de mostrar exposições de pássaros e de produtos  da horta.

 

A traça da Confluência, Onde fica o palácio era um dos locais mais importantes segundo o plano urbanístico da cidade de Petrópolis,  projetado pelo Major Júlio Frederico koeler.Por um certo tempo a praça, que tem muitas árvores fui chamada de passeio público. Como a praça recebia muitas exposições hortícolas E de floricultura beijo 1875,  foi construído o palácio para brigar elas. A estrutura foi encomendada pelo Conde D’eu de uma fundição francesa. era uma estrutura pré-moldada. Foi construído nas oficinas francesa de St Sauver-Les-Arras.

 

O engenheiro Eduardo bonjean foi quem acompanhou a partir de  1874 a construção de edifício que teve sua pedra fundamental colocada neste ano.

 

A inauguração em 1884 contou com uma grande festança,  um baile com a presença da corte Imperial.

 

Em abril de 1888 foi celebrada a festa da Liberdade,  em comemoração a abolição da escravatura Em Petrópolis.  durante o evento a Princesa Isabel entregou 132 cartas de liberdade para os últimos escravos da região.

 

Com a Proclamação da República,  o Palácio de Cristal foi perdendo a sua importância,  já que os republicanos queriam enfraquecer qualquer símbolo que pudesse remeter ao império.  em 1938 o palácio se tornou sede do Museu Histórico de Petrópolis. Essa iniciativa foi feita por Alcindo Sodré. No Museu Histórico havia presença de documentos e objetos referente ao primeiro e segundo reinado,  de forma a recuperar e preservar a memória naquele período. Também havia o intuito de promover exposições, Pesquisas e conferências sobre esse tema.

 

Qual a criação do Museu Imperial no palácio Imperial de Petrópolis,  o acervo foi deslocado para lá. Com isso para lá se ficou vazio, voltando a ter uma função 1957 devido às comemorações do centenário de Petrópolis com uma exposição histórica. Em 1970  ouvir uma restauração do prédio e dos Jardins.

 

caso você queira conhecer Petrópolis pessoalmente,  faça isso passeio aqui. além do Palácio de Cristal você conhecerá muitos outros pontos turísticos,  como Museu Imperial e Casa de Santos Dumont.